Ícone de pesquisa do Download.it
Advertisement

A terceira atualização em 3D da famosa série de jogos que mistura o melhor do mundo do crime num ambiente virtual perigoso e extremamente divertido

A terceira atualização em 3D da famosa série de jogos que mistura o melhor do mundo do crime num ambiente virtual perigoso e extremamente divertido

Vote: (14.177 votos)

licença do Programa: Versão completa

Desenvolvedor: Rockstar Games

Versão: Patch 1.01

Funciona em: Windows

Disponível também para Mac

Vote:

licença do Programa

(14.177 votos)

Versão completa

Desenvolvedor

Versão

Rockstar Games

Patch 1.01

Funciona em:

Disponível também para

Windows

Mac

Prós

  • Extenso mapa de jogo
  • Diversidade de armamentos, cenários e de personagens
  • Trilha sonora impecável

Contras

  • Ausência de função multiplayer na versão para PC

Com muita adrenalina e repleto de desafios: assim é o Grand Theft Auto: San Andreas, terceiro jogo em 3D da série Grand Theft Auto. Seguindo a linha dos títulos anteriores da série, nele você enfrentará mafiosos de todos os tipos, além de policiais corruptos que não lhe darão descanso.

O jogo se passa na cidade de Los Santos, em San Andreas. Nesta cidade virtual, inspirada em Los Angeles, na Califórnia, as gangues, as drogas e a corrupção rolam soltas, e você não terá uma vida fácil na pele do protagonista Carl “CJ” Johnson. Após cinco anos vivendo na cidade de Liberty City (baseada na cidade real de New York), Carl “CJ” Johnson acaba retornando a Los Santos, e a sua presença despertará centenas de problemas.

Retorno e confusão

Carl Johnson volta a Los Santos para o enterro de sua mãe, mas o encontro com a sua família e com a antiga gangue local, denominada Grove Street Family, leva o protagonista a acertar antigas questões pessoais com os membros da Groove Street, além de se envolver na luta pelo controle de territórios de Los Santos com outras gangues rivais.

Em meio aos conflitos, Carl Johnson descobre que dois de seus melhores amigos, Ryder e Big Smoke, estão envolvidos com um dos mais corruptos policiais da cidade, Frank Tenpenny. Para ajudar, após uma cilada de seus amigos, a gangue dos Ballas captura seu irmão, Sweet, que termina na prisão pela interferência de Frank Tenpenny. O próprio Carl Johnson é levado por Tenpenny, que o abandona em uma região rural. Vítima da trama sórdida, Carl Johnson acaba se envolvendo no jogo sujo de Tenpenny, e terá que cumprir inúmeras tarefas para tentar tirar Sweet da prisão e impedir que ele próprio não seja preso.

Inovações e jogabilidade

Com uma estrutura semelhante à dos dois jogos anteriores da série, o Grand Theft Auto: San Andreas tem elementos de tiro em terceira pessoa e de jogos de corrida. O GTA San Andreas também possui um modo de jogo caracterizado como “mundo-aberto”, onde o jogador possui o controle total de interação e locomoção no desenrolar do jogo.

A pé, o protagonista do jogo tem as possibilidades de andar, pular, escalar, nadar e mergulhar (essa função não aparece nos jogos anteriores da série). Outras funções possíveis para o jogador, através do personagem, são as lutas manuais e a utilização de várias armas durante o jogo.

Diversos veículos podem ser controlados pelo jogador, dentre eles automóveis, barcos, aviões, caminhões, helicópteros, tanques de guerra, trens, bicicletas, motocicletas, karts e muitos outros.

As missões inerentes ao enredo do jogo, necessárias para poder destravar outros locais (San Fierro, Las Venturas, o deserto e as áreas rurais), não são de modo algum obrigatórias, permitindo ao jogador vagar indefinidamente pela cidade em busca de confusão gratuita. No entanto, vale lembrar que quanto maior for o caos causado pelo protagonista, maior será a atenção que ele despertará nas autoridades; se a polícia local cuida apenas das infrações de menor gravidade, como roubo de carros, ataque a pedestres, uso de armas em lugares públicos e alguns assassinatos, distúrbios maiores podem levar a uma ação mais reativa do FBI, da SWAT e até mesmo do exército norte - americano.

Além das missões normais, necessárias para destravar outros locais durante o jogo, o jogador também pode participar de diversas missões opcionais, como nas edições anteriores da série Grand Theft Auto. Dentre elas, o transporte de passageiros pela cidade em um táxi, a de dirigir uma ambulância, socorrer a um incêndio em um carro de bombeiro e enfrentar a criminalidade na forma de um justiceiro. Novas missões opcionais também aparecem no GTA San Andreas: frequentar uma autoescola, fazer entregas de mercadorias em caminhões e trens, participar de aulas de aviação e ter lições em uma escola náutica. Roubar residências e atuar como um cafetão também estão entre as inovações do jogo.

Um elemento de destaque no Grand Theft Auto: San Andreas é a enorme área de jogo, com mapas imensos a serem explorados pelo jogador, como as cidades de Las Venturas, inspirada na real Las Vegas, e San Fierro, cidade virtual semelhante a San Francisco.

O único ponto negativo do jogo, em sua versão para o PC, é a falta de um modo multiplayer. Fora isso, Grand Theft Auto: San Andreas é diversão garantida!

Prós

  • Extenso mapa de jogo
  • Diversidade de armamentos, cenários e de personagens
  • Trilha sonora impecável

Contras

  • Ausência de função multiplayer na versão para PC